Kefir de Leite

É uma bebida de leite fermentado acidificado, carbonatado de forma leve e que contém pouquíssimo álcool, produzido com a introdução da cultura de grãos de kefir no leite.

Os grãos de kefir, são uma mistura complexa simbiótica de bactérias que produzem ácido láctico e acético e de leveduras que fermentam e não fermentam a lactose. 

Com potencial de melhorar a saúde do intestino, a digestão e intolerância à lactose, ter efeito antibacteriano, anti-hipertensivo, anti inflamatório, anticancerígeno e anti alérgico muitos vem buscando consumi-lo.

Apesar de ser de manipulação simples e caseira é necessário o consumo de forma moderada no início e manipulado de forma correta, para não se tornar prejudicial à saúde.

Após a fermentação de 10 a 40 horas, em recipiente fechado, temperatura de 8 a 25ºC, o kefir, depois de filtrado separando os grãos da bebida, pode ser consumido.

Os grãos, pode-se congelar a 4ºC, mantendo-os vivos de 8 a 10 dias, secados à temperatura ambiente de 36 a 48 horas, os mantém de 16 a 18 meses.

Benefícios

Citaremos 9 benefícios dentre os diversos que possui devido ao seu poder probiótico e por conter vitaminas B5 e B12, ácido fólico, minerais como cálcio e zinco e muito mais.

Saiba como ele melhora a digestão e tolerância à lactose e possui efeito contra bactérias, colesterol ruim, glicose e pressão alta, anti inflamatório, antioxidante, antialérgico e age contra o desenvolvimento de câncer.

Pode auxiliar na digestão e na tolerância à lactose

A digestão e a tolerância melhoram por possuir uma enzima chamada ÿ-galactose intestinal necessária para quebra da lactose, açúcar do leite e enzimas liberadas pelos microrganismos nos grãos de kefir.

Pode combater as bactérias ruins

Com a combinação de diversos fatores que acontecem na fermentação onde são produzidos nutrientes e há a ação de ácidos orgânicos, as bactérias que fazem mal ao organismo são destruídas.

Pode ajudar a reduzir o colesterol

Acontece porque as bactérias ácido-láticas se ligam e se juntam ao colesterol ruim reduzindo sua absorção e as bactérias probióticas (bactérias que fazem bem) restringem os ácidos biliares no fígado.

Pode controlar o açúcar no sangue

Esse controle se dá devido a presença de probióticos capazes modificar a microbiota intestinal de forma positiva, tornando o intestino menos permeável, reduzindo a oxidação e a inflamação.

Pode reduzir a pressão arterial

Durante o processo de fermentação são gerados os peptídeos bioativos a partir da caseína e o kefiran capazes de impedir a ação da enzima responsável por causar a pressão alta.

Pode reduzir a Inflamação

Isso ocorre devido à resposta imunizante contra infecções e patógenos (vírus, bactérias e parasitas) intracelulares, gerado durante a fermentação, através do aumento de linfócitos (células responsáveis pela defesa do corpo).

Combate aos Radicais Livres

O kefir é capaz de evitar de destruir lipídeos (gorduras e óleos) se ligando a radicais, transportando para fora do organismo, ajudando na eliminação natural reduzindo os danos ao DNA.

Propriedades Anticâncer

O kefir é capaz de se ligar às substâncias que podem causar mutação genética eliminando-as nas fezes, evitando que se espalhe no organismo e gere células cancerígenas reduzindo assim o desenvolvimento de câncer.

Ajuda a Combater Alergias

Tem ação anti-alérgica devido ao consumo de vários componentes benéficos, bioativos, presentes em sua microbiota, combatendo alergias intestinais e melhorando também a ação do sistema imunológico de todo o organismo.

Como fazer e preparar

O preparo do Kefir de leite é artesanal e simples, basta que tenha grãos de kefir para fermentação em leite, pois existem grãos específicos para leite e água.

Para 1 colher de sopa de Grãos de Kefir de Leite In Natura adicione 500 ml de leite fresco da sua escolha: pasteurizado, UHT (caixinha), ou cru, o de fazenda.

O leite cru deve ser fervido e resfriado antes do preparo. Use pote de vidro de 500ml ou similar para fermentação e a colher de plástico, aço inoxidável ou silicone.

Cubra o pote com material poroso, como tecido, papel toalha ou TNT, prendendo-o com elástico, deixe-o fermentar por no mínimo 24 horas, em temperatura ambiente.

Se puder, mexa essa mistura a cada 12 horas para melhor alimentação dos grãos de kefir. Após a fermentação destampe, mexa e coe com peneira de plástico com malha fina.

Conserve os grãos em leite fresco. Consuma o kefir ou reserve na geladeira por até 5 dias, puro, adoçado, com fruta, requeijão, salada, só evite receitas acima de 65º.

Como cuidar e cultivar?

Probióticos precisam ser cultivados em leite de origem animal, que contenham lactose, como de vaca e cabra. Leite sem lactose e vegetais como de arroz e coco não alimentam grãos de kefir.

Leite UHT (Ultra High Temperature), o famoso leite de caixinha, possui valor nutricional mais baixo por ser submetido a alta temperatura que elimina patógenos, mas também nutrientes.

Indica-se fazer o kefir com leite pasteurizado (tipo A), que em seu processo usa temperatura controlada, preservando um bom sabor e os nutrientes como vitaminas hidrossolúveis do complexo B.

Leites integrais, semi desnatados ou desnatados, leite cru (o de fazenda) podem ser utilizados na fermentação, porém o leite cru deve ser fervido e resfriado para temperatura ambiente.

Leite em pó, diluído corretamente, não pode ser vitaminado e fortificado, por conter minerais em excesso, como ferro que afetam as colônias, pode ser uma boa opção.

Em temperatura ambiente o kefir (fermentado) dura no máximo 72 horas.. Refrigerado entre 4ºC a 12ºC na maturação/conservação dura até 10 dias e congelado abaixo de 0º, 6 meses.

Como congelar e conservar?

Para conservar suas colônias de kefir, para que ele tenha maior vida útil, mantendo a qualidade nutricional é preciso respeitar o tempo de fermentação, forma de conservação e congelamento.

Em temperatura ambiente, em recipiente adequado de vidro, fechado por tecido com elástico, o kefir pronto, ou seja fermentado dura até 72 horas, não respeitar esse tempo altera sua qualidade e sabor.

Acima desse tempo as colônias começam a não ter mais alimento devido a alta acidez gerada. Já na maturação e conservação a duração vai depender da temperatura de refrigério.

Refrigerando entre 4ºC a 12ºC, terá vida útil, no máximo de 10 dias, porém se optar por congelar abaixo de 0ºC, conseguirá conservar por até 6 meses. Não exceda esses tempos!

Como descongelar?

Para descongelar o kefir, jamais leve ao fogo, e deixe a luz do sol, pois isso fará perder os nutrientes e a sua ação probiótica, ele deve ser descongelado naturalmente em temperatura ambiente.

Mantenha-o no recipiente no qual foi congelado, devidamente fechado com tecido poroso, não precisa passar para outro recipiente para descongelá-lo, e nem quebrar o gelo para acelerar.

Somente reserve o pote em local apropriado, fresco e se atente ao descongelamento, quando perceber que está em estado líquido, pode consumir da forma que preferir.

O mesmo deve ser feito quanto a descongelamento dos grãos de kefir que deve ser congelado em leite fresco e não somente as colônias secas. Assim que perceber o descongelamento pode iniciar nova fermentação.

Como e onde conseguir?

O Kefir funciona a partir de doações, de amigos, parentes e vizinhos que já manipulam essas colônias, como se auto multiplicam muito rápido é até necessário a doação.

Porém se não tiver nenhum conhecido que possa lhe doar os grãos pode comprar em lojas online que possuem orientações de como comprar e manipular.

Onde comprar?

Você pode comprar kefir de leite em lojas físicas que vendem produtos naturais e em sites especializados na cultura, manipulação, doação e venda desses produtos. Se atente a idoneidade da procedência do produto.

Verifique visualmente o kefir recebido e se perceber algo de diferente, entre imediatamente em contato com o fornecedor para receber orientação adequada, na dúvida não consuma.

Tem lactose?

Probióticos contém lactose (açúcar do leite) e apesar de durante a fermentação haver a redução do teor de lactose, não há total eliminação, trazendo riscos aos intolerantes.

Porém pode-se fazer testes da sensibilidade de intolerância à lactose e controlar o grau de lactose na composição de acordo com o tempo de fermentação, para que o intolerante não tenha reações adversas.

Tabela nutricional

Varia com o tipo de leite, mas geralmente os grãos de kefir possuem 4,4% de gordura, 12,1% de cinzas e 45,7% de mucopolissacarídeos.

As proteínas totais, equivalem a 34,3%, formadas de aminoácidos: 27% insolúveis, 1,6% solúveis e 5,6% livres somados às vitaminas B e K, triptofano, CA, P e Mg.

Conclusão

O kefir de leite é de produção simples e caseira, porém requer cuidados com sua manipulação, desde os recipientes e utensílios a serem utilizados, quanto a higiene e temperatura.

O Kefir é um alimento rico em nutrientes, vitaminas e de ação probiótica com inúmeros benefícios à saúde que vai de ações no trato intestinal, melhorando todo o organismo.

Agindo na pele, pulmões e mama, essa ação benéfica chega a uma proporção tão grande que pode até reduzir o desenvolvimento de células cancerígenas e ajudar em alergias.

Mas é preciso atenção, pois nem todos podem consumir. Não é proibido para intolerantes a lactose, gestantes, nutrizes e diabéticos, mas devem tomar os devidos cuidados antes de iniciar a ingestão gradativa desse alimento.